Analist Group Quanto 9001
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A gestão de riscos tem relação tanto com o ambiente externo quanto com o interno das organizações. Assim, a mentalidade de riscos habilita a identificar e minimizar os efeitos negativos, maximizando as oportunidades e potencialidades do negócio. O objetivo deste estudo é identificar como a inserção de requisitos de gestão de risco nas normas ISO 9001 e 14001 pode contribuir para difundir a mentalidade de risco nas organizações. Foram entrevistados 11 auditores e consultores, com experiência e formação na área, que estivessem atuando em empresas certificadas no estado do Espírito Santo. Para analisar os dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de modo a identificar categorias temáticas e relacionar os dados com a literatura. Os resultados apontam que as empresas certificadas passarão por um processo de incorporação dos requisitos de gestão de riscos que pode ser catalisado por aspectos ambientais: tamanho e natureza da empresa, barreiras à gestão de riscos, profissionalização e padronização dos processos e influência do cliente. Conclui-se que empresas com estrutura mais complexas, de natureza dinâmica e mais sujeitas a rupturas, a integração da gestão de riscos na estratégia de negócio representava um valor, e empresas menores em mercados estáveis representa um custo para atender aos requisitos da norma.
The literature indicates that the number of participants can be from 10 to 15 if the group is homogeneous (Richardson, 1989Richardson, R. J. (1989). Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas.). Therefore, in order to meet the proposed criteria, 11 interviews were carried out, being 4 auditors of ISO 9001, 1 consultant of ISO 9001, 1 auditor of ISO 14001, 1 who are both auditors and consultants of ISO 9001 (quality management) and 4 who are auditors and consultants of ISO 9001/14001 (environmental management). The interviews were conducted in person, through Skype and e-mail, and lasted from 20 minutes to 40 minutes, following the recommendations of Spradley (1979)Spradley, J. P. (1979). The ethnographic interview. Belmont: Wadsworth Group & Thomson Learning., that is, informing the objectives of the research, contextualizing on the subject and starting from semi-structured questions to introduce new questions, as the interview went through. In this way, it was possible to aggregate a large volume of information, perceptions and experiences of these professionals. 153554b96e
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